6 de dezembro de 2010

Cuidados no Verão. Hipertermia!



Tenho visto muitos cães sofrendo com o calor, pelas ruas do Rio de Janeiro. Achei importante dividir com vocês essa matéria da revista PetZine que fala sobre Hipertermia em animais. Vejam:
Os cães e gatos não transpiram pela pele como nós, sendo assim, a respiração é a única forma de controlar o processo de refrigeração e manutenção da temperatura corporal ideal.
É por isso que quando são submetidos a situações de estresse ou calor intenso, os cães podem não ter condições de perder calor e entram em um processo conhecido como hipertermia, no qual a temperatura corporal pode atingir até 42°C e provocar vômito, letargia, parada cardíaca, convulsão, edema pulmonar e até mesmo o estado de coma. As raças braquiocefálicas (que tem o focinho achatado, como: Pug, Bulldog, Lhasa Apso, Boxer, etc.) são as que mais sofrem com as altas temperaturas devido à sua dificuldade de respirar e perder calor.
Desta forma, devem-se evitar passeios, banho e tosa em dias e horários muito quentes, deixar os animais dentro de carros parados e viagens longas, e sempre oferecer sombra e água fresca.

Esse é um recado muito importante, pessoal! Não esqueçam que nossos melhores amigos fazem de tudo para ter nossa companhia, então não custa nada ficarmos atentos aos seus sinais de cansaço e esforço, e assim evitar que o bichinho sofra.
E cuidem-se nesse verão vocês também!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário