11 de julho de 2010

Doenças de pele

Um dos problemas de saúde mais comuns entre os pets são as doenças de pele. Confira algumas dermatites que podem atacar seu bichinho:
A atopia é uma das doenças de pele mais comuns em animais de estimação. É causada pelo contato do bicho com ácaros, bolores, pólen e poeira.
Há também a dermatite alérgica causada pela picada de pulga. Para evitar esse tipo de alergia a forma mais eficaz é combater o inseto com produtos eficazes no mercado.
Existe ainda a alergia alimentar. Doces, pães, queijo e outros alimentos que comemos devem ser evitados para todos os animais de estimação e principalmente para os que possuem dermatite alérgica causada por alimentos.
As doenças de pele podem aparecer também por conta de tristeza, estresse, depressão e outras causas emocionais. Nesses casos, esteja atento ao comportamento do animal. Aqueles que lambem a pata, normalmente estão com algum tipo de problema emocional.
Assim como nos humanos as micoses- doença de pele causa por fungos- são altamente transmissíveis e atacam com frequencia os animais.
Tem também as piodermites que são infecções mais profundas na pele, causadas por bactérias.
Ainda existem as dermatites hormonais que estão relacionadas a outros problemas de saúde como: o hipotireoidismo, a obesidade e problemas renais.
Entre as dermatites, a sarna é a mais popular. Existe dois tipos da doença, a escabiose, que é , transmissível a outros animais e ao homem, e a demodécica (um tipo de sarna mais grave).
A sarna demodécica é transmitida nas primeiras horas de vida da mãe para o filhote, que é amamentado. O tratamento é muito complicado e requer disciplina por parte do dono.
Formas de tratamento e prevenção das doenças de pele
Cada dermatite tem uma forma de tratamento. De modo geral todas necessitam da aplicação de um xampu tópico. Em alguns casos são indicados o uso de medicamentos orais e reposição hormonal.
No caso das dermatites que são causadas por alergias o animal precisar tomar uma vacina e o dono deve mudar de forma radical a dieta e o ambiente onde vive o pet.
Cuidados
Exceto para o caso das doenças de pele de origem genética, as dermatites podem ser evitadas com cuidados simples como:
Manter o animal sempre limpo e em um ambiente adequado
Os banhos devem ser frequentes com produtos apropriados ao tipo de pelo e pele do animal.
Os pelos devem ser sempre bem secados. Pelos com nós ou molhados formam um ambiente propício para o aparecimento das doenças de pele.
Alerta: nem sempre uma ferida no corpo do animal é sinal de dermatite, qualquer sinal de anormalidade procure urgente um veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário